terça-feira, 24 de junho de 2008

A Caça às Bixas – Episódio II

Bom, já que estávamos mesmo falando em preconceito, militarismo e etc... continuemos.

Os jornais de ontem (segunda-feira, 23/06) noticiaram que o sargento Fernando Alcântara (lembram dele né?) foi NOVAMENTE preso, por “medida disciplinar”.

Em exatos 2 dias depois de ter saído do cumprimento da pena anterior de 8 dias.

A novela é a mesma que o levou à prisão na semana passada, agora com uma pequena variante: ele não deixará de trabalhar nesses próximos 4 dias de prisão, “apenas” não poderá voltar pra casa à noite.

Em nota para a imprensa, o Exército declarou na semana passada:

"Em relação à situação do Sargento FERNANDO ALCÂNTARA DE FIGUEIREDO e cumprindo procedimentos previstos no Regulamento Disciplinar do Exército (RDE) (Decreto-Lei 4346, de 26 de agosto de 2002), plenamente do conhecimento do militar em questão, o seu Comandante imediato determinou a apresentação de suas razões formais de defesa relativas a transgressões disciplinares, praticadas pelo militar e previstas naquele regulamento, tudo em decorrência de sua conduta e envolvimento nos últimos fatos.
O militar apresentou suas razões de defesa, dentro do prazo previsto no regulamento, as quais não foram consideradas suficientes e justificadas por seu Comandante. Em conseqüência disso, após a ampla defesa e oportunidade ao contraditório, o militar foi enquadrado e punido com prisão disciplinar.
O RDE tem por finalidade, além de especificar as transgressões disciplinares, estabelecer normas relativas a punições disciplinares, comportamento militar das praças, recursos e recompensas.
O Exército reafirma que cumpre rigorosamente os instrumentos legais, agindo com impessoalidade e observando os direitos pétreos previstos na Constituição Federal.
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DO PLANALTO

EXÉRCITO BRASILEIRO
ONTEM, HOJE E SEMPRE! OS MESMOS VALORES, PRINCÍPIOS E IDEAIS"


Nessa semana mudou pouca coisa, vejamos:

“Em relação à situação do Sargento FERNANDO ALCÂNTARA DE FIGUEIREDO, o Comando Militar do Planalto (CMP) esclarece que, cumprindo os procedimentos previstos no Regulamento Disciplinar do Exército - RDE ( Decreto – Lei 4346, de 26 de agosto de 2002), de pleno conhecimento do militar em questão, o seu Comandante imediato determinou a apresentação de suas razões formais de defesa relativas às transgressões disciplinares praticadas pelo militar e previstas naquele regulamento.
O militar apresentou as suas razões de defesa que foram consideradas insuficientes. Em conseqüência, após exercido, pelo militar, os direitos da ampla defesa e da oportunidade ao contraditório, foi punido com 04 dias de detenção, por ter se apresentado com o uniforme em desacordo com as disposições em vigor, em entrevista concedida à revista ÉPOCA.
A punição será cumprida sem prejuízo do exercício de suas funções regulamentares, em sua própria Organização Militar. Diariamente, ao final do expediente, o militar será encaminhado ao Batalhão da Guarda Presidencial - BGP, para fins de pernoite.
O Exército reafirma que cumpre rigorosamente os instrumentos legais, agindo com impessoalidade e observando os direitos pétreos previstos na Constituição Federal.

Brasília/DF, 23 de junho de 2008."


Ou seja, novamente aconteceu o óbvio: sua “ampla defesa” foi desconsiderada pelo Exército. E agora ele é detido por... por quê mesmo?

Ah, “por ter se apresentado com o uniforme em desacordo com as disposições em vigor, em entrevista concedida à revista ÉPOCA”.

Mas ele já não tinha sido preso por isso na semana passada?

Não, claro que não. Semana passada ele somente foi “enquadrado e punido com prisão disciplinar”.

Parece que o Exército está aplicando as suas “medidas disciplinares” à prestação!

Como se pode ver nas notas emitidas para a imprensa, a primeira não apresenta um motivo em específico, logo entende-se que a punição decretada refere-se ao todo das acusações.

Mas aí vem uma segunda, especificamente pela aparição na revista. A da semana que vem será por qual motivo?

Infelizmente o site do Exército, na seção imprensa, não disponibiliza as notas referentes ao caso dos sargentos, constam lá, para o ano de 2008, somente duas notas referentes aos episódios do Morro da Providência.

É revoltante assistir a arbitrariedade com a qual esses sujeitos vêm sendo retaliados pelo comando militar.

Pelo menos, uma mudança radical e histórica foi conseguida e o julgamento do companheiro do sargento Fernando Alcântara, será transmitido ao vivo pela TV.

A notícia completa está em
http://www.athosgls.com.br/noticias_visualiza.php?contcod=23812

Até lá ficamos aguardando por mais um capítulo da novela...

Um comentário:

Nana Odara disse...

Esse comandante tá é com vontade de dar e com medo de doer...
Onde já se viu, comandante querendo ser celebridade?!!!
Mas, como sabemos, das instituições patriarcais, esta será das últimas a ruir...
Ai, robocop gays enrustidos do mundo...
Foi o que eu disse ao meu cumpade essa semana... o problema dos "machos" é que eles são tão inseguros da sua própria macheza, e daquilo que sentem intimamente diante dos outros homens, que tem medo que a presença de gays assumidos e tranquilos na sua opção despertem um efeito dominó de saídas de armários em massa...
Homem hetero bem resolvido não tem esse tipo de insegurança, birra, inveja ou preconceito...