domingo, 12 de outubro de 2008

O último Matriarcado...





MUSUO UMA SOCIEDADE SEM VIOLÊNCIA

Fica no Sudoeste da China e é uma das últimas sociedades matriarcais.As mulheres são o sexo forte e decidem a vida de todos.O médico e jornalista argentino viveu entre esse povo e da experiência resultou um livro:
*

O REINO DAS MULHERES.*

Em Musuo, mais propriamente na aldeia de Loshui onde viveu, Ricardo Coler encontrou mulheres que são as gestoras e chefes de família, onde não existe casamento, as crianças nunca conhecem o pai e a violência não existe. Esta sociedade onde as mulheres estão no topo da hierarquia é uma das últimas ainda existentes em todo o mundo.

Aqui nenhuma mulher se pode queixar de educação machista, de diferença de oportunidades ou de tratamento desigual. Elas são as únicas proprietárias da casa de família e dos campos e têm a última palavra em todas as decisões. O apelido que usam é o da mãe. São elas que determinam o estilo de vida na aldeia. Aos homens competem trabalhos como a construção de casas.

Mas, apesar de mandarem, as mulheres não valorizam o poder da mesma forma que um homem. O exemplo disso é que “a” chefe da aldeia é um homem. Dizem que eles são mais aptos para funções comunitárias. São questões administrativas que pouco lhes interessam. A figura do chefe carece da importância que tem no Ocidente.(...)


*blogueado de Mulheres&Deusas

Um comentário:

Nana Odara disse...

Chiiiiiiiiiiiiit
piiiiiiiiiiiiiiiiii...
kkkkk...
perdi o outro recado...
agora deixa...
depois volto com menos adrenalina...
tô digitando umas coisitas pra Rosa e não posso parar...
Beijos